Histórico

A Diretoria de Obras de Cooperação (DOC) é o órgão de apoio técnico-normativo do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) incumbida de superintender (dirigir, inspecionar e supervisionar) a execução de obras e serviços de engenharia pelas Organizações Militares de Engenharia (OM Eng), realizadas em proveito do Exército ou em cooperação com outros órgãos, mediante a celebração de convênios ou mecanismos equivalentes (parcerias). Tal atividade visa ao adestramento da tropa e à cooperação com o desenvolvimento nacional, em cumprimento à Política e à Diretriz Estratégica de Construção do Exército Brasileiro.

As origens da DOC remontam ao Serviço de Obras de Fortificação, órgão subordinado ao Departamento Técnico de Produção, que teve seu ato de criação consubstanciado pelo Decreto Nr 9.100, de 27 de março de 1946.

Em 30 de agosto do mesmo ano, foi aprovado o Regulamento Técnico e de produção do Exército e criada a Diretoria de Obras e Fortificações para superintender, dentro do Departamento Técnico de Produção, todas as obras de interesse do Exército.

Em 25 de agosto de 1956, foi criado o Departamento de Produção e Obras e ao qual ficaram subordinadas a Diretoria Geral de engenharia e Comunicações - como órgão coordenador - e a Diretoria de Viação e Transporte (DVT).

Em março de 1957 são transferidas atribuições da Diretoria de Obras e Fortificações do Exército à Diretoria de Viação e Transporte, atinentes ao emprego de conservação e construção de Estradas de Rodagens, viabilizando firmar convênios com o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.

Em 19 de fevereiro de 1971, o Exército reorganiza o Departamento de Engenharia e Comunicações e cria a Diretoria de Obras de Cooperação (DOC). E em de 22 de junho de 1973, é aprovado o Regulamento da Diretoria de Obras de Cooperação, onde diversos encargos da extinta DVT foram-lhe atribuídos.

Cabe à Diretoria de Obras de Cooperação coordenar as atividades das seguintes OM que lhe são vinculadas tecnicamente:

1º Grupamento de Engenharia com quatro BEC e um BECmb;
2º Grupamento de Engenharia com quatro BEC e uma Cia E Cnst;
3º Grupamento de Engenharia com um BEC, um BECmb e uma Comissão de Obras;
4º Grupamento de Engenharia com um BEC; e
2º Batalhão Ferroviário.